RESUMO
Este artigo refere-se ao afroempreendedorismo feminino. Apresentando como proposta compreender as estratégias que mulheres negras empreendedoras, da Baixada Fluminense – RJ, do segmento de beleza afro no contexto da pandemia da COVID-19 no período de 2020 a 2023. A pesquisa justifica-se por abordar um tema com caráter social, econômico e cultural. Com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, apoiada com o levantamento bibliográfico realizado nas bases de dados da Capes e do Google Acadêmico. Reuniu aspectos do mercado de trabalho para essa minoria política, bem como o impacto da pandemia e as motivações para empreender na área da beleza ao expor as desigualdades e injustiças vividas pela população em sua trajetória histórica. Constatou-se que as mulheres negras aumentaram sua representatividade no empreendedorismo como estratégia de sobrevivência devido à falta de oportunidade no mercado de trabalho. O afroempreendedorismo é um fenômeno anunciado em diversas áreas do conhecimento, com uma quantidade tímida de comunicações envolvendo os temas e variáveis nas áreas de gestão. Espera-se que este artigo possa contribuir para as discussões sobre o afroempreendedorismo, em especial o feminino, principalmente por se tratar de um fenômeno potente ainda pouco estudado no campo da administração, área ocupada majoritariamente por homens e não negros.
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