EFEITOS DA CREDIBILIDADE DOS INFLUENCIADORES NA INTENÇÃO DE COMPRA: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DE INFLUENCIADORES DIGITAIS E CELEBRIDADES

  • Author
  • Theodora Lucas Holz
  • Co-authors
  • Guilherme Lerch Lunardi , Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
  • Abstract
  • Com a evolução da Internet e das redes sociais, o Marketing Digital tornou-se uma estratégia vital para os negócios. Nesse contexto, as empresas têm feito uso de celebridades e influenciadores digitais para agregar valor às suas marcas. Assim, buscou-se nessa pesquisa analisar o impacto de influenciadores digitais e de celebridades na intenção de compra dos consumidores. Para isso, realizou-se um estudo experimental, incluindo oito cenários manipulando a presença de diferentes influenciadores e produtos anunciados. O estudo identificou diferenças existentes no comportamento de compra dos consumidores, dependendo do tipo de anunciante (influenciadores digitais ou celebridades), característica (nicho ou genérico) ou produto (baixo envolvimento ou alto envolvimento) na intenção de compra dos consumidores. A atratividade social (simpatia) e a expertise (experiência) se mostraram relevantes nos anúncios realizados pelas celebridades, tanto no modelo geral quanto no anúncio do produto de alto envolvimento, enquanto no produto de baixo envolvimento a característica que se destacou foi a atratividade social. Já os anúncios envolvendo influenciadores digitais apresentaram a atratividade física (beleza) como relevante, tanto no modelo geral quanto no anúncio do produto de alto envolvimento, não sendo significativo no produto de baixo envolvimento. 

  • Keywords
  • Celebridades, Influenciadores Digitais, Influenciadores de Nicho, Credibilidade, intenção de compra
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)