A Transformação Digital (TD) vem sendo considerada como um dos principais desafios enfrentados pelas empresas nos últimos anos, o que não é diferente entre as Micro e Pequenas Empresas (MPE). Assim, objetivou-se nesta pesquisa analisar a adoção da Transformação Digital pelas Micro e Pequenas Empresas, por meio de três mini casos realizados com empresas localizadas no sul do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos permitiram identificar as principais tecnologias digitais adotadas por essas empresas, seus benefícios obtidos e dificuldades enfrentadas na sua adoção. Observou-se que as três empresas estudadas utilizam várias tecnologias digitais em comum, como WhatsApp, Instagram, Facebook e Google para apoiar os seus processos de negócio, sejam eles de vendas, atendimento ao cliente, bem como a divulgação de sua empresa e seus serviços/produtos. Como dificuldades apontadas estão o fator financeiro e humano, sendo este último associado à falta de mão de obra especializada, à carência de recursos humanos nas empresas e à dificuldade de adaptação e aceitação dessas tecnologias ao modelo de negócios da empresa. Percebeu-se, ainda, que as três empresas analisadas se encontram em diferentes níveis de maturidade quanto ao seu processo de TD, refletindo o que certamente ocorre entre a maioria das MPE.
Comissão Organizadora
Comissão Científica