Considerando a escassez de pesquisas sobre a aplicação da Inteligência Competitiva, este trabalho debate sobre o processo de implementação da IC em uma organização de serviços, além de identificar as dificuldades durante essa atividade. Para tanto, este estudo teve como objetivo geral apresentar as dificuldades percebidas no processo de implementação da Inteligência Competitiva em uma pequena organização que atua no setor da corretagem de seguros. Com esse intuito, aplicou-se uma pesquisa qualitativa descritiva com entrevistas semiestruturadas, utilizando o método de Pesquisa-Ação em uma organização de pequeno porte do segmento de serviço, localizada em Fortaleza/CE. Diante disso, a pesquisa demonstrou que as necessidades de inteligência e informação da empresa estudada se direcionavam ao monitoramento dos serviços oferecidos por competidores e demanda dos clientes, complementada a partir da coleta dos dados pertinentes a dois competidores analisados, além da identificação das necessidades especificas dos clientes. Com a análise das informações finalizada, estruturou-se o produto de inteligência com as constatações e recomendações apropriadas, possibilitando a disseminação à empresa do estudo. A partir da análise do processo de Inteligência Competitiva na organização, constatou-se algumas das dificuldades nesta operação: o porte organizacional, amplitude de informações e a seleção de fontes de informações para coleta de insumos adequados à necessidade encontrada.
Comissão Organizadora
Comissão Científica