COMPORTAMENTO E PERCEPÇÕES DOS VENDEDORES E FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO NA ESCOLHA UM MARKETPLACE: UM ESTUDO DE CASO COMPARADO

  • Author
  • Letícia Ribeiro Mota
  • Co-authors
  • Luciel Henrique de Oliveira
  • Abstract
  • A escolha da plataforma para vendas online é fundamental para o êxito das empresas que buscam expandir, porém, diante das diversas opções, os empresários enfrentam complexidade e indecisão. Uma seleção inadequada pode acarretar adversidades contábeis prejudiciais ao desempenho financeiro de longo prazo. Esta pesquisa aborda essa lacuna na literatura, oferecendo um guia atualizado para auxiliar empresários na seleção da plataforma de vendas apropriada, considerando parâmetros contábeis. Além disso, é relevante para empresas já estabelecidas, permitindo reavaliações e otimização de escolhas. Os resultados podem aprimorar a abordagem de pequenas e médias empresas no comércio online, capacitando decisões informadas para melhor desempenho financeiro. A pandemia de COVID-19 amplificou o papel dos marketplaces, como Lojas Americanas, Mercado Livre e Magazine Luiza, como intermediários entre consumidores e vendedores. O estudo detalha fatores críticos e precauções na escolha do marketplace, apresentando um roteiro e metodologia com base em questionários qualitativos, análise bibliográfica e revisão da literatura. A análise dos resultados e conclusões permitiram a criação de um guia direcionado para a seleção adequada da plataforma.

  • Keywords
  • marketplace, vendedores, e-commerce, funcionamento, regras.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing (Júnior)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)