AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA NOS 35 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

  • Author
  • Hugo Leonardo Tuckumantel
  • Co-authors
  • Rogerio da Silva Nunes , Diogo Teodoro , Mariângela Vicente de Barros
  • Abstract
  • O artigo avalia o impacto da Constituição Federal, promulgada em 1988, nas políticas públicas direcionadas à educação superior. O foco está democratização do acesso, promoção da igualdade, equidade e qualidade nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES). Trata-se de uma abordagem qualitativa que utiliza coleta documental e bibliográfica que visa avaliar as métricas utilizadas para analisar o desempenho das políticas públicas desenvolvidas a partir da Constituição Federal de 1988. Entre os resultados obtidos, destaca-se o crescimento das matrículas na educação superior brasileira, passando de 317.831 matriculados em 1988 para 1.371.128 estudantes em 2021. Outro indicador é a participação de estudantes cotistas, que representavam 3,1% dos matriculados em 2005 e passaram a representar 48,3% em 2018.

  • Keywords
  • Avaliação. Políticas Públicas. Constituição Federal. Educação Superior.
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
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Comissão Organizadora

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  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

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  • Aline Mariane de Faria (FEI)
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  • Andres Veloso (FEA-USP)
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  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
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  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
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  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)