Este artigo tem como objetivo avaliar os efeitos decorrentes da introdução do sistema de gestão da qualidade no contexto do hospital localizado em Brasília-DF. Para tanto, procurou-se compreender as repercussões da certificação ONA para os colaboradores envolvidos. Quanto à metodologia, a pesquisa foi realizada com abordagem exploratória e descritiva, adotando uma perspectiva qualitativa e utilizando entrevistas com roteiro semiestruturado. Foram selecionados como entrevistados 6 (seis) funcionários que atuaram no processo de acreditação hospitalar. Os principais impactos achados na pesquisa, no que diz respeito aos colaboradores, foram na melhoria do desempenho, especialmente no aumento da responsabilidade, bem como no mapeamento de processos usado no combate aos riscos. Outro impacto visto foi em relação a motivação por meio do reconhecimento, assim como a resistência a mudanças foi notada como consequência barreira. Por fim, a implementação da qualidade foi benéfica aos colaboradores pois ascendeu o sentimento de propósito e existência e uma visão otimista do futuro, além do entendimento do processo de trabalho. As principais contribuições deste estudo é incentivar os hospitais a buscarem a certificação, visando oferecer excelência no atendimento ao paciente, e não apenas promover uma imagem institucional favorável. Além disso, a pesquisa busca oferecer orientações aos gestores sobre o caminho a ser percorrido desde o início do processo de acreditação até a obtenção do selo. À vista disso, pesquisas como esta fomentam um papel importante na elevação das investigações no campo da gestão hospitalar no meio acadêmico.
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