O presente artigo tem como objetivo analisar os resultados alcançados com a implementação da gestão da qualidade no hospital em Brasília-DF. Para isso, buscou-se mapear as implicações do selo de qualificação ONA na organização e paciente. Quanto ao método, a pesquisa foi de caráter exploratório e descritivo, abordagem qualitativa, e uso de entrevista com roteiro semi-estruturado. Foram entrevistados 6 (seis) colaboradores que participaram do processo de acreditação hospitalar. Os principais impactos encontrados na pesquisa no que se refere à organização foram o alcance dos objetivos do planejamento estratégico e a padronização dos processos e a gestão integrada. Por sua vez, os impactos notados nos pacientes foram acerca da estrutura e da experiência e satisfação, bem como a segurança dos processos, reconhecida como benefício. Portanto, a implementação da qualidade foi benéfica à organização e pacientes por conta de processos mais sólidos e pela qualificação no cuidado e atendimento ao público. As principais contribuições desta pesquisa é o incentivo aos hospitais a buscarem a certificação com objetivo de ofertar o melhor ao seu paciente e não apenas vender uma boa imagem institucional. Além disso, a pesquisa busca orientar os gestores sobre o percurso da acreditação até a conquista do selo. Ademais, pesquisas como esta contribuem para a expansão dos estudos sobre a gestão hospitalar no ambiente acadêmico.
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