A falta de mão de obra qualificada tem prejudicado empresas de diversos setores e causando preocupações aos gestores e a economia brasileira. No setor da construção civil, especificamente em serviços de terraplanagem, este problema parece estar cada vez mais presente devido à baixa qualificação profissional. Diante desse cenário, o objetivo deste artigo foi identificar a percepção de gestores de empresas de terraplanagem quanto às competências necessárias a operadores de máquinas pesadas. Como procedimentos metodológicos, adotou-se uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista em profundidade, partindo de um roteiro pré-definido com dez gestores de empresas de terraplenagem de Lajeado-RS. Dentre os principais resultados obtidos, identifica-se principalmente a falta de competências comportamentais, relacionadas a habilidades e atitudes dos operadores. Para isso, sugere-se às empresas firmar parcerias com instituições de ensino locais e/ou unir esforços entre si para ofertar atividades que possam elevar o nível de qualidade dos colaboradores e potenciais colaboradores, tornando-os mais preparados e as empresas menos vulneráveis por falta de mão de obra para a prestação de serviços no setor de terraplanagem.
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