FATORES INFLUENCIADORES DO ENGAJAMENTO UNIVERSITÁRIO E CARREIRA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

  • Author
  • Gleycilene da Silva Batista
  • Co-authors
  • Kristin Ribeiro Viana , Josiane de Oliveira Santos , Adriana de Lima Reis Araújo
  • Abstract
  • O engajamento universitário representa o empenho ativo e positivo dos estudantes em suas experiências de aprendizagem na universidade, já o engajamento na carreira remete ao nível de envolvimento, comprometimento e entusiasmo dos profissionais em relação ao desenvolvimento contínuo e progresso em suas trajetórias profissionais. Baseado nesses aspectos esta Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que tem como objetivo identificar os fatores apontados como influenciadores do engajamento e/ou influenciadores da carreira dos estudantes universitários. A quantidade de artigos obtidos das bases de dados Scopus, Web of Science e Portal Capes, foi reduzida para 57 artigos finalistas, após 3 refinamentos. Para pergunta primária desse estudo foi analisado 118 palavras-chaves, posteriormente reduzimos para 46 devido as repetições, dessa forma criou-se 8 categorias que sintetiza os fatores influenciadores, sendo elas: relacionamentos interpessoais, motivação intrínseca, experiências pessoais, fatores emocionais, fatores demográficos e socioeconômicos, atividades curriculares, fatores extrínsecos e oportunidades profissionais. Os resultados revelam que a motivação intrínseca é a categoria mais expressiva para o sucesso acadêmico e profissional. As categorias que resumem os fatores influenciadores do engajamento desempenham papéis importantes tanto no engajamento dos estudantes na universidade quanto no exercício da profissão. 

  • Keywords
  • engajamento; carreira; fatores influenciadores; revisão sistemática.
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)