Atuar com empreendedorismo requer a habilidade de contingenciar os imprevistos. As empresas nascentes de base tecnológicas, denominada startups, sofrem modificações e adaptações nas suas criações de modelos de negócios inovadores, em ambientes de extrema incerteza. Segundo a teoria da efetuação, o empreendedor deve aproveitar os meios disponíveis, determinando um limite razoável para as perdas que está disposto a enfrentar. Além disso, o empreendedor deve ser proativo na construção de alianças estratégicas, lidando com as incertezas ao empreender. Desta forma, a nossa pesquisa se concentra em entender quais foram as estratégias adotadas pelos empreendedores das startups na criação de novos negócios. A metodologia aplicada foi coleta de entrevistas semiestruturadas, em 18 startups brasileiras, com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitem inferir que os empreendedores tiveram êxito na criação dos novos negócios utilizando seus recursos existentes, ajustando o modelo de negócios, compondo alianças estratégicas e antecipando as contingências em um ambiente instável. Porém, ao iniciarem o ciclo de crescimento, os empreendedores podem tomar uma decisão que os façam fechar o novo empreendimento ou que decidam fazer uma saída estratégica. Desta forma, a principal contribuição do artigo é expandir os limites da teoria sobre empreendedorismo. E, como contribuição prática fornecer informações valiosas para aqueles que buscam criar e estabelecer novos negócios em um mercado competitivo e incerto. Como contribuição social é relevante esse estudo para fomentar a atividade empreendedora, já que entender como empreendedores lidaram com os obstáculos e aproveitaram as oportunidades, pode oferecer orientações úteis e inspiração para futuros empreendedores que desejam seguir um caminho similar de realização empresarial.
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