EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E O NOVO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

  • Author
  • Maria Vitória da Silva dos Santos
  • Co-authors
  • Gracyanne Freire de Araujo , Manuela Ramos da Silva , Maria Elena Leon Olave
  • Abstract
  • O objetivo desta pesquisa é compreender as reflexões e contribuições da Educação Empreendedora para os estudantes do ensino médio de uma escola pública em Aracaju/SE. Este estudo baseou-se nas experiências escolares dos estudantes por meio da aplicação da Atividade Integradora Eletiva do eixo do Empreendedorismo. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou a estratégia do grupo focal, a entrevista semiestruturada e a observação sistemática como técnicas de coleta de dados. Foram realizados dois grupos focais formados por estudantes de uma escola pública. A análise de conteúdo foi a estratégia utilizada para analisar os relatos, a partir das experiências dos estudantes. Diante dos resultados foi possível conhecer o perfil socioeconômico dos estudantes, os conhecimentos adquiridos sobre empreendedorismo, os desafios encontrados durante o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa contribui para ampliar o modo como os estudantes veem o empreendedorismo e se mostra uma ferramenta útil para aprofundar e inovar nas futuras pesquisas sobre Educação Empreendedora no ensino médio. 

  • Keywords
  • Educação Empreendedora, Ensino Médio. Estudantes, Grupo Focal, Escola Pública.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)