INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS VAREJISTAS: PROPOSTA DE MODELO DE IMPLEMENTAÇÃO DE REDES SOCIAIS

  • Author
  • Paola da Silva Brito
  • Co-authors
  • Samuel Vinícius Bonato
  • Abstract
  • Com um cenário econômico marcado por um ambiente competitivo cada vez mais acirrado, empresas têm buscado diferentes formas para conquistar e fidelizar clientes. Nesse sentido, é necessário que estas estejam atualizadas quanto às tendências de mercado e tecnologias disponíveis que possam gerar vantagens competitivas, como o uso de redes sociais, por exemplo. Este artigo teve como objetivo geral propor um modelo de implementação de redes sociais para MPEs do setor varejista. A metodologia aplicada foi a Design Science Research, uma visão pragmática que se baseia na busca de uma solução para o problema identificado através da criação de artefatos. Como resultado pode-se destacar a criação de um modelo dividido em 10 etapas: i) definir objetivos; ii) conhecer as redes sociais; iii) criar perfil comercial; iv) criar personas; v) definir gerenciadores de mídias sociais; vi) criar calendário de postagem; vii) programar postagens; viii) converter seguidores em clientes; ix) gerenciar tráfego pago e; x) analisar métricas digitais. Seguir estas etapas levam então à concretização da venda. Como contribuições, destaca-se a possibilidade de que gestores, empreendedores e pesquisadores interessados na adoção de ferramentas de redes sociais, possam ter um passo a passo simples para iniciar a sua inserção no mercado digital.

  • Keywords
  • Redes sociais, E-commerce, MPE, Varejo, Design Science Research
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)