Com um cenário econômico marcado por um ambiente competitivo cada vez mais acirrado, empresas têm buscado diferentes formas para conquistar e fidelizar clientes. Nesse sentido, é necessário que estas estejam atualizadas quanto às tendências de mercado e tecnologias disponíveis que possam gerar vantagens competitivas, como o uso de redes sociais, por exemplo. Este artigo teve como objetivo geral propor um modelo de implementação de redes sociais para MPEs do setor varejista. A metodologia aplicada foi a Design Science Research, uma visão pragmática que se baseia na busca de uma solução para o problema identificado através da criação de artefatos. Como resultado pode-se destacar a criação de um modelo dividido em 10 etapas: i) definir objetivos; ii) conhecer as redes sociais; iii) criar perfil comercial; iv) criar personas; v) definir gerenciadores de mídias sociais; vi) criar calendário de postagem; vii) programar postagens; viii) converter seguidores em clientes; ix) gerenciar tráfego pago e; x) analisar métricas digitais. Seguir estas etapas levam então à concretização da venda. Como contribuições, destaca-se a possibilidade de que gestores, empreendedores e pesquisadores interessados na adoção de ferramentas de redes sociais, possam ter um passo a passo simples para iniciar a sua inserção no mercado digital.
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