A presença feminina no mercado de trabalho, especialmente em cargos de liderança, tem sido objeto de estudo e debate nos últimos anos. No contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), onde a igualdade de gênero e a diversidade ganham destaque, a liderança feminina também se apresenta como um tópico relevante. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa de natureza descritiva. O objetivo central deste estudo é compreender as complexidades que cercam a liderança feminina em Instituições de Ensino Superior. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online distribuído às gestoras de uma Instituição de Ensino Superior. A plataforma Google Forms foi utilizada como ferramenta para a coleta de respostas. O questionário foi projetado para abordar aspectos relacionados às experiências das mulheres em posições de liderança, as barreiras que enfrentam e os fatores que contribuem para o seu sucesso. A análise dos dados coletados foi conduzida por meio de técnicas de análise de conteúdo, buscando identificar padrões e tendências nas respostas das participantes. Embora haja oportunidades para a participação feminina nesse contexto, vieses de gênero e estereótipos persistem como obstáculos significativos. A análise revela que a cultura organizacional desempenha um papel crucial na promoção da igualdade de gênero e na criação de um ambiente inclusivo para as mulheres líderes. Além disso, foi observado que determinados setores dentro das IES apresentam maior receptividade à liderança feminina, sugerindo a existência de oportunidades específicas. O estudo confirma que a liderança feminina enfrenta desafios e preconceitos arraigados, mas também ressalta a satisfação e o impacto positivo que as mulheres líderes experimentam. A inclusão de mulheres em cargos de liderança pode não apenas ser um fator de equidade, mas também contribuir para a eficácia e o desenvolvimento das IES. Portanto, urge a necessidade contínua de conscientização, capacitação e ações para promover uma liderança mais diversificada e igualitária no ambiente acadêmico.
Comissão Organizadora
Comissão Científica