Este caso de ensino apresenta o conflito e o processo de negociação em torno da construção da casa de passagem indígena da grande Florianópolis. Os atores envolvidos no caso abrangem o povo indígena, as organizações da sociedade civil (OSC’s), representantes políticos que atuam na garantia de direitos fundamentais às minorias, a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e o Ministério Público Federal como instância mediadora. Após um longo período de discussão e muitas tentativas de solução, está o impasse entre os indígenas e o poder público quanto ao local onde será instalada a casa de passagem. Assim, o objetivo principal do caso de ensino é estimular o debate sobre questões tangentes ao processo de urbanização das cidades em detrimento da cultura e sobrevivência dos povos indígenas e seus contextos, quando inseridos na atual dinâmica das cidades. O caso de ensino explora conceitos como estratégias e táticas de negociação, a gestão de conflitos e o papel dos diferentes atores, podendo ser aplicado em Cursos de Administração Pública, Direito e Administração Empresarial, em disciplinas como Negociação e Mediação de Conflitos, Comunicação, Territorialidade e Espaço Urbano e Políticas Públicas. A contribuição do trabalho está na busca por evidenciar os desafios dos povos indígenas ao acessar os espaços urbanos, com problemas de ausência de planejamento e de infraestrutura, além do enfrentamento ao preconceito, violência física e moral e desrespeito aos seus direitos.
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