ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE SUCESSÃO FAMILIAR: FRAGMENTAR OU AMPLIAR?

  • Author
  • Saulo Silva Neves
  • Co-authors
  • Rogeane Morais Ribeiro , Maria do Socorro Silva Mesquita , Cellyneude de Souza Fernandes , Rita de Cássia Lopes da Ponte
  • Abstract
  •  

    Este estudo tem como objetivo identificar as estratégias adotadas no processo de sucessão familiar em uma empresa do ramo moveleiro no município de Marco – Ceará. Como metodologia, utilizou-se o método qualitativo do tipo estudo de caso, no qual, como técnica de coleta de dados, fez-se uso de uma entrevista, baseada no estudo de Moreira et al. (2013), junto ao diretor geral (E1) e ao gerente administrativo (E2). O tratamento dos dados foi realizado através da categorização baseada no método de Bardin (2011). Como resultado, observou-se que E1 e E2 priorizam o uso de estágios com sucessores como uma estratégia de plano de sucessão, na qual prepararam os sucessores para o funcionamento administrativo e empresarial. Diante das informações coletadas, percebeu-se que o planejamento sucessório é essencial para manter o futuro gestor preparado para receber o cargo sem correr riscos em relação à administração empresarial.

     

  • Keywords
  • Estratégia, cenários e administração estratégica; Posicionamento estratégico; Planejamento estratégico e formulação competitiva.
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Estratégia
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)