O planejamento estratégico inserido nas organizações é considerado importante para promover desenvolvimento, crescimento, criação de planos de ações e tomadas de decisões assertivas, seja em organizações públicas ou privadas. Diante disso, analisar a gestão estratégica no Terceiro Setor, especificamente em associações comerciais, também faz parte desse contexto. Assim, o objetivo do presente artigo foi compreender as ações estratégicas das associações comerciais do Oeste Paulista, pertencentes a RA-17, com vista a propor melhorias e contribuir para a sustentabilidade destas organizações. Para isso realizou-se uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva por meio do levantamento e técnica de coleta de dados primária, coletada por meio de questionário. Os resultados apontam para a importância das associações no mercado e da realização do planejamento estratégico como forma de direcionamento das ações, promoção de desenvolvimento e impulsionamento do comércio do Oeste Paulista. De forma complementar, tem-se destaque a importância da união entre os associados, e destes com a Entidade, com vista a estreitar o relacionamento e desenvolver um espírito cooperativo.
Comissão Organizadora
Comissão Científica