A complexidade da gestão pública, em especial, impulsionada pelas instabilidades econômicas e sociais advindas da pandemia da COVID-19, acarreta a necessidade do aprimoramento da dimensão qualitativa dos servidores públicos, por meio de práticas de treinamento e desenvolvimento. Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa consiste em compreender de qual maneira as Escolas de Governo (EGs) estaduais contribuem para o fortalecimento das capacidades estatais municipais no país na recenticidade. A metodologia utilizada consistiu no mapeamento de informações advindas dos sites das EGs estaduais, no biênio 2021-2022, acerca de características intrínsecas e estruturantes, bem como das ações (de treinamento e desenvolvimento, capacitação e/ou formação) para os municípios. Considerando o rol de iniciativas e práticas mapeadas, realizou-se a descrição e a análise das experiências que mais chamaram atenção para o fortalecimento da gestão pública municipal. O estudo exploratório possibilitou a observação do protagonismo de algumas EGs no aumento da qualificação dos servidores públicos durante a pandemia, por meio de cursos de capacitação e formação continuada, que levaram em conta a incorporação de práticas como o ensino remoto, principalmente por meio de práticas de cooperação entre Estados e Municípios. Sobre o foco na capacidade estatal municipal, destacaram-se a Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP). São ocorrências que merecem ser investigadas – qualitativamente – como estudo de casos, uma vez que indiciam ser impulsionadoras da gestão pública local.
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