A implementação de meios digitais de atendimento aos clientes em restaurantes têm sido cada vez mais utilizados como forma de otimizar as operações, alinhado aos conceitos e práticas de transformação digital que permeia todos os segmentos de negócio da atualidade. Dentre os diversos sistemas disponíveis, este estudo teve como objetivo identificar os benefícios da implementação de tecnologias de comanda digital em restaurantes de pequeno porte da cidade de Sorocaba/SP. Para tanto, a pesquisa teve como base o arcabouço teórico recente sobre transformação digital para micro e pequenas empresas e também as características dos empreendedores e empreendimentos de alimentação fora do lar, com foco na utilização de meios digitais para atendimento e gerenciamento de pequenos restaurantes. Foi aplicada a metodologia qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas em sete estabelecimentos que possuem implementados sistemas de comanda digital. Como principais resultados, houve unanimidade entre os gestores de restaurantes entrevistados com relação à agilidade, qualidade do atendimento e controle das vendas como benefícios percebidos após a implantação das comandas digitais. Além disso, 100% identificaram mudança positiva no faturamento e recomendam a implementação da referida tecnologia para outros restaurantes. A pesquisa apresenta contribuições teóricas por ampliar o campo de estudo sobre os benefícios da tecnologia para micro e pequenas empresas de alimentação fora do lar, além da contribuição prática na identificação que a comanda digital pode ampliar a competitividade de pequenos restaurantes.
Comissão Organizadora
Comissão Científica