As crescentes exigências pela qualidade e boa gestão dos recursos públicos em um cenário globalizado de inovações tecnológicas tornam cada vez mais importante a otimização da gestão nas Instituições de Ensino Superior (IES). Para que uma organização possa atingir um alto desempenho, a gestão por competências busca contribuir através da melhor ordenação de competências, sejam individuais ou organizacionais. Neste sentido, o objetivo deste artigo foi analisar como desenvolver as competências referentes ao cargo de Direção de Infraestrutura e Redes do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa desenvolvida possui uma abordagem qualitativa com um delineamento categorizado como aplicado, descritivo, de estudo de caso através de método indutivo. Os resultados mostram, com base no mapeamento de conhecimentos, habilidades e atitudes, o quanto o ambiente de TIC é especializado, estratégico e crítico para a instituição, reforçando a necessidade de qualificação do gestor ocupante do cargo de Direção. Com base nisso, foi possível verificar que o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) vigente não contempla a complexidade e criticidade do setor, sendo importante a sua revisão para preencher esta lacuna.
Comissão Organizadora
Comissão Científica