O objetivo da pesquisa foi entender o impacto da redução das viagens corporativas, pela necessidade do isolamento social, dos principais fornecedores da célula de materiais de construção, do maior atacadista distribuidor da América Latina. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa empírica, calcada em método qualitativo, com foco em análise de conteúdo. Foram entrevistados oito gestores, dentre os principais fornecedores da célula de materiais de construção do atacadista pesquisado, valendo-se de entrevistas semiestruturadas, cujo roteiro foi baseado e adaptado da pesquisa denominada “Pulso Turismo e COVID-19”, realizada pelo TRVL LAB, um laboratório de inteligência de mercado em viagens, sob condução da consultoria Mapie, especializada em empresas de hospitalidade, turismo e serviços, em parceria com a Panrotas, uma empresa de mídia e editora especializada no mesmo segmento. Este trabalho abrange três categorias: comportamento antes/durante o isolamento social, tecnologias e conectividade e recuperação e retomada segura, definidas a priori, com base na referida pesquisa e no referencial teórico. As análises se deram com o apoio do software NVivo15 e análise de conteúdo. Dentre os achados, destacaram-se a importância do equilíbrio entre as reuniões virtuais e presenciais para o bom desempenho dos negócios, a mudança no comportamento da sociedade cujo formato de trabalho pré- pandemia, dificilmente voltará ao que era e, por fim, que muitos avanços tecnológicos, que estavam por vir nos próximos anos foram antecipados, viabilizando o trabalho remoto e mantendo o funcionamento das organizações.
Comissão Organizadora
Comissão Científica