Nessa pesquisa exploramos o tema Fintechs socioambientais e seus modelos de negócio a partir dos quais elas buscam a inclusão financeira e gerar impactos socioambientais no Brasil. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi analisar como as Fintechs Sociais brasileiras, enquanto organizações híbridas, atendem a sua missão de inclusão financeira baseada em seus modelos, estratégias e lógicas de negócios. A revisão de literatura sobre o tema foi feita nos oito periódicos listados no Senior Scholars’ Basket of Journals, que é uma lista de referência em pesquisas relacionadas à área de Sistemas de Informação e, dentro dela, há a área de Tecnologia para Desenvolvimento. Assim, essa pesquisa se insere no campo de estudo em Administração de Empresas, especificamente no de Tecnologia da Informação e Comunicação para o Desenvolvimento, o qual recebe a sigla de ICT4D (Heeks, 2020). Frente a visão metodológica no trabalho de iniciação científica foi utilizada pesquisa exploratória qualitativa, com fundamento em levantamento de dados secundários relacionados a dez Fintechs Sociais brasileiras e complementados por duas entrevistas on-line semiestruturadas com CEOs de duas dessas Fintechs, durante os meses maio e junho de 2023. Desse modo, foi possível, como resultado da pesquisa, propor quatro pilares para a estruturação de modelos de negócios de Fintechs socioambientais. Este trabalho contribui para o entendimento dessas novas organizações, analisando e entendendo o contexto do surgimento de Fintechs Sociais, produtos e serviços ofertados para cada tipo de clientes e, portanto, os seus modelos de negócio para a inclusão financeira e social.
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