Flexibilidade Cognitiva: Uma Análise da Percepção dos Discentes sobre sua Relação com a Inteligência Emocional

  • Author
  • SUZETE ANTONIETA LIZOTE
  • Co-authors
  • ANA PAULA DOS SANTOS , SAYONARA DE FÁTIMA TESTON , PATRICK ZAWDAZKI
  • Abstract
  •  

    A flexibilidade cognitiva é notada em indivíduos que percebem alternativas comportamentais para resolução de um situação-problema. A inteligência emocional, por sua vez, está interligada a aspectos como escolha de carreira, relacionamento interpessoal no dia a dia de trabalho, resolução de conflitos. Este estudo teve como objetivo analisar o relacionamento entre flexibilidade cognitiva e inteligência emocional dos estudantes universitários de graduação em Ciências Contábeis e Administração. Metodologicamente, a abordagem foi quantitativa, descritiva, survey e de corte transversal. Os dados foram coletados junto aos discentes de graduação em Ciências Contábeis e Administração de uma Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil. As relações foram verificadas pelo teste rho de Spearman. Os resultados mostraram que a relação é positiva e significativa na dimensão externa de inteligência emocional em ambas as escalas de flexibilidade cognitiva. Enquanto na dimensão interna, foi evidenciado que a relação é significativa, porém com sentido negativo, para o construto inteligência emocional, e para a autoconsciência em ambas as escalas de flexibilidade cognitiva, e na autogestão, somente na subescala de controle. Os achados deste estudo poderão possibilitar novos olhares críticos sob a ótica do docente, bem como a ampliação do saber do acadêmico e sua adaptabilidade frente às demandas das atividades acadêmicas, do mercado de trabalho e dos relacionamentos pessoais.

     

  • Keywords
  • Flexibilidade Cognitiva. Inteligência Emocional. Discentes
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)