CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFOP SOB A ÓTICA DO EGRESSO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

  • Author
  • Deborah Kelly Nascimento Pessoa
  • Co-authors
  • Flávia Sílvia Corrêa Tomaz , Marília Nunes Viegas , Diego William Silva Inácio
  • Abstract
  •  

    Este trabalho tem como objetivo analisar o Curso de Administração da UFOP a partir da avaliação dos alunos egressos. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de levantamento para subsidiar o autoconhecimento e autoavaliação do curso. Especificamente, pretendeu-se caracterizar o perfil do egresso, suas motivações para a escolha da instituição para graduar-se, avaliação do curso no que tange o desenvolvimento das competências, à avaliação geral do curso e carreira. A pesquisa de levantamento aconteceu utilizando questionários via Google Forms e obteve 160 respostas de um total de 360 alunos egressos. A análise dos dados indicou como pontos fortes associados ao curso de Administração da UFOP, como a avaliação dos egressos quanto às diretrizes básicas para o curso e a motivação para aprender, relacionada à continuidade de estudos. No entanto, observou-se um número significativo de egressos que não souberam avaliar a satisfação com o curso (34,5 % dos respondentes) e uma relevante proporção de respondentes declararam que o curso não atendeu às expectativas (23,8%). Os apontamentos supracitados adicionados ao elevado número de alunos que excederam o tempo de conclusão de 4 anos  (8 semestres), são evidências que merecem atenção. Além disso, outras questões direcionam o curso para um aperfeiçoamento no acompanhamento de seus egressos e gestão da aprendizagem.

  • Keywords
  • egressos, avaliação de curso, gestão estratégica de curso.
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)