PERFIL DOS ESTUDANTES INGRESSANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS CORRENTE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO NO ANO DE 2022: Um estudo de caso

  • Author
  • Alan Elias Silva
  • Co-authors
  • Daniela Rocha de Souza Cunha , Ludimila da Silva Rocha , Patricia Oliveira dos Santos , Thanandra Costa Maranhão
  • Abstract
  • A identificação e o conhecimento do perfil estudantil, considerando suas diferenças e singularidades, se faz relevante para a instituição de ensino, e reverbera em políticas públicas que envolvem o ingresso, a permanência e o êxito no ensino. Tendo em vista tal premissa, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o perfil dos alunos ingressantes do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Corrente. Os dados obtidos foram tabulados e submetidos a uma etapa subsequente de análise descritiva. As perguntas do questionário aplicado pela instituição abrangem uma identificação a partir do recolhimento de informações sobre determinados aspectos, tais como: idade, condições socioeconômicas, escolha do curso, origem escolar, dentre outras. Com base nos dados obtidos junto à instituição, pode-se inferir a importância de uma ferramenta permanente institucional capaz de construir um perfil mais completo e fidedigno dos alunos, a fim de atender ao trabalho dos educadores e gestores. Ainda, seria importante que essa ferramenta contemplasse o pensar mais específico de ações inclusivas qualificadas e de assistência estudantil mais eficientes.

     

  • Keywords
  • Perfil, IFPI, Campus Corrente, Ensino Médio Integrado, Ações.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)