O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento financeiro do consumidor durante uma crise, a Covid-19 pandemia. Realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo e quantitativo com corte transversal a partir de dados primários. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 743 respondentes, que indicaram seus comportamentos antes e durante a pandemia Covid-19. As informações foram analisadas por meio de estatística descritiva. Entre os achados, notou-se alteração no comportamento dos consumidores, sugerindo que a crise teve impacto sobre o comportamento financeiro deles. A principal mudança percebida foi no fator impulsividade financeira, seguida de tensão financeira. Em contrapartida, a gestão financeira apresentou resultados muito próximos em ambos os períodos. Isso indica que os cuidados e práticas financeiras adotadas pelos indivíduos antes da pandemia foram mantidos durante ela. Dessa forma, sugere-se que, em situações de crise, os consumidores tendem a diminuir sua impulsividade financeira e aumentar a sensação de tensão, refletindo em uma mudança em seu comportamento financeiro.
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