Objetivou-se analisar as relações de influência entre ecossistema empreendedor, antecedentes atitudinais formadores da intenção empreendedora (IE) e a própria IE, no contexto de uma universidade pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa do tipo levantamento, com a participação de 300 respondentes, estudantes de cursos de graduação. Os dados foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram que o ecossistema empreendedor – formado por sistema de educação empreendedora (a universidade) e por instituições de apoio ao empreendedorismo – influencia positivamente a autoeficácia percebida e normas sociais percebidas pelos estudantes, antecedentes atitudinais formadores da IE. Também, se confirmaram resultados de estudos prévios sobre as relações positivas entre três antecedentes atitudinais da IE (autoeficácia percebida, normas sociais e autoeficácia percebida) e IE. Como contribuições do estudo, destaca-se: (a) a modelagem e mensuração da relação entre ecossistema empreendedor e antecedentes atitudinais da IE, a qual não se identifica em estudos prévios; (b) a adequação do modelo teórico-estrutural para a compreensão da formação da IE, dado que ele explica, aproximadamente, 54% da variância do fenômeno. Como implicação prática, aponta-se a relevância da tomada de consciência, pelas instituições de ensino, quanto aos efeitos positivos da utilização de técnicas de aprendizagem experiencial à formação da IE.
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