O presente caso de ensino narra a trajetória de um empreendedor real, identificado pelo nome fictício de Augusto. Embora fosse dentista por formação e atuasse na área, Augusto decidiu empreender, abrindo uma pipocaria gourmet durante a pandemia de COVID-19. Após superar vários desafios e conquistar reconhecimento local, Augusto se viu diante do dilema entre escolher uma proposta de retorno a sua profissão ou continuar à frente do próprio negócio. O caso objetiva que os estudantes compreendam como indivíduos empreendedores utilizam tanto a lógica effectuation quanto causation em suas ações, bem como permitir que estudantes identifiquem quais atitudes relacionam-se com a lógica de efetuação. Diferentemente da maioria dos casos de ensino publicados em periódicos de Administração no Brasil, que sugerem a aplicação para cursos de graduação e pós-graduação, este caso de ensino contribui para dirimir a ampla escassez de casos de ensino sugeridos para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que só na Rede de Institutos Federais totaliza mais de 1 milhão de estudantes. Como argumentado, a Educação Profissional e Tecnológica possui características que a diferem da graduação e da pós-graduação, o que enseja casos de ensino apropriados. Este caso é recomendado para ser utilizado em disciplinas de Empreendedorismo e Gestão de Negócios, bem como em qualquer outra que explore a ação empreendedora.
Comissão Organizadora
Comissão Científica