PIPOCARIA E ODONTOLOGIA, SERÁ QUE ESSA MISTURA DÁ CERTO? UM CASO DE ENSINO EM EMPREENDEDORISMO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

  • Author
  • Wictória Eloá Gomes Pereira
  • Co-authors
  • Lúcio Ângelo Vidal
  • Abstract
  • O presente caso de ensino narra a trajetória de um empreendedor real, identificado pelo nome fictício de Augusto. Embora fosse dentista por formação e atuasse na área, Augusto decidiu empreender, abrindo uma pipocaria gourmet durante a pandemia de COVID-19. Após superar vários desafios e conquistar reconhecimento local, Augusto se viu diante do dilema entre escolher uma proposta de retorno a sua profissão ou continuar à frente do próprio negócio.  O caso objetiva que os estudantes compreendam como indivíduos empreendedores utilizam tanto a lógica effectuation quanto causation em suas ações, bem como permitir que estudantes identifiquem quais atitudes relacionam-se com a lógica de efetuação.  Diferentemente da maioria dos casos de ensino publicados em periódicos de Administração no Brasil, que sugerem a aplicação para cursos de graduação e pós-graduação, este caso de ensino contribui para dirimir a ampla escassez de casos de ensino sugeridos para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que só na Rede de Institutos Federais totaliza mais de 1 milhão de estudantes. Como argumentado, a Educação Profissional e Tecnológica possui características que a diferem da graduação e da pós-graduação, o que enseja casos de ensino apropriados. Este caso é recomendado para ser utilizado em disciplinas de Empreendedorismo e Gestão de Negócios, bem como em qualquer outra que explore a ação empreendedora. 

  • Keywords
  • Effectuation, Causation, Educação Profissional e Tecnológica
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Casos de Ensino (Júnior)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)