Fiscalizar, amar ou se estressar?

  • Author
  • MAICON ANDERSON DE SOUZA
  • Co-authors
  • Anete Alberton , Sidnei Vieira Marinho
  • Abstract
  • O caso de ensino discute a desafiadora questão da fiscalização de obras em uma determinada região. Através de um estudo de caso, são explorados os cenários e dilemas enfrentados pelos órgãos responsáveis pela fiscalização de construções. O objetivo é analisar e debater as dificuldades encontradas nesse contexto, buscando soluções para aprimorar a efetividade da fiscalização e garantir a qualidade das obras. O estudo destaca que a região em questão apresenta um intenso desenvolvimento imobiliário, com um alto volume de construções em andamento. No entanto, esse crescimento acelerado traz consigo desafios significativos para a fiscalização, como a falta de recursos adequados, a escassez de pessoal qualificado e a necessidade de cumprimento das normas de segurança e qualidade nas obras. Diante dessa problemática, os alunos são convidados a refletir sobre estratégias e soluções para fortalecer a fiscalização de obras. São explorados aspectos como o aprimoramento da capacitação dos fiscais, o uso de tecnologias de monitoramento e controle, a adoção de práticas de gestão eficientes e a conscientização dos envolvidos sobre a importância da conformidade com as normas e regulamentações. A discussão e análise do caso proporcionam aos alunos uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelos órgãos responsáveis pela fiscalização de obras, assim como a importância de assegurar a qualidade e segurança nas construções. Além disso, os estudantes são incentivados a desenvolver habilidades de análise crítica, pensamento estratégico e tomada de decisões, preparando-os para lidar com questões complexas e atuais relacionadas à fiscalização e gestão de obras.

  • Keywords
  • Fiscalização de obras. Desafios da fiscalização. Casos para Ensino.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Casos de Ensino (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)