A comunicação pública pode ser entendida como estratégia/ação direcionada ao interesse público, promotora da cidadania, mobilizadora do debate coletivo e vincula-se diretamente ao conceito de governo aberto. Organismos internacionais e estudiosos conceituam governo aberto de forma distinta, empregando os seguintes princípios em sua definição: transparência, participação e colaboração. O objetivo deste estudo foi analisar a influência dos mecanismos e das ações de comunicação de governo aberto no Governo de Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa qualitativo-descritiva, por meio de um estudo de caso que envolveu 12 secretarias de estado. Os resultados evidenciaram que, embora tivessem uma perspectiva sistêmica da comunicação, os entrevistados apontaram maior relevância e prioridade para as ações de jornalismo nas assessorias de comunicação das secretarias e, consequentemente, na promoção do governo aberto. Os eventos destacaram-se nas questões relativas à participação e colaboração, funcionando como mecanismo de aproximação e interatividade com o cidadão e com os grupos representativos da sociedade. Esses grupos exercem influência indireta no governo, numa integração formal prevista em procedimentos institucionais ou por tentativa de negociação e pressão. As ações mais comuns de transparência apresentadas foram as relativas à publicidade de fatos, por meio da produção de notícias e criação de pautas para imprensa.
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