COMUNICAÇÃO PÚBLICA E GOVERNO ABERTO: ESTUDO DAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO NO GOVERNO DE MINAS GERAIS SOB OS PRINCÍPIOS DE TRANSPARÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO

  • Author
  • Alessandro Ostelino Marques
  • Co-authors
  • Henrique Cordeiro Martins
  • Abstract
  •  

    A comunicação pública pode ser entendida como estratégia/ação direcionada ao interesse público, promotora da cidadania, mobilizadora do debate coletivo e vincula-se diretamente ao conceito de governo aberto. Organismos internacionais e estudiosos conceituam governo aberto de forma distinta, empregando os seguintes princípios em sua definição: transparência, participação e colaboração. O objetivo deste estudo foi analisar a influência dos mecanismos e das ações de comunicação de governo aberto no Governo de Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa qualitativo-descritiva, por meio de um estudo de caso que envolveu 12 secretarias de estado. Os resultados evidenciaram que, embora tivessem uma perspectiva sistêmica da comunicação, os entrevistados apontaram maior relevância e prioridade para as ações de jornalismo nas assessorias de comunicação das secretarias e, consequentemente, na promoção do governo aberto. Os eventos destacaram-se nas questões relativas à participação e colaboração, funcionando como mecanismo de aproximação e interatividade com o cidadão e com os grupos representativos da sociedade. Esses grupos exercem influência indireta no governo, numa integração formal prevista em procedimentos institucionais ou por tentativa de negociação e pressão. As ações mais comuns de transparência apresentadas foram as relativas à publicidade de fatos, por meio da produção de notícias e criação de pautas para imprensa.

     

     

  • Keywords
  • Governo Aberto. Comunicação Pública. Transparência.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)