COMPREENDENDO O REAL DIGITAL: UMA ANÁLISE DO FRAMEWORK PARA APLICABILIDADE NA REALIDADE BRASILEIRA.

  • Author
  • Natalia Alves Tavares
  • Co-authors
  • Letícia Herculano Magalhães Vieira , Paulo Vitor Jordão da Gama Silva
  • Abstract
  • Desde 2009 com a criação do conceito de criptoativos, houve uma inovação disruptiva no campo financeiro. Governos ao redor do mundo notaram uma oportunidade para o desenvolvimento de suas próprias moedas (no Brasil, com o Real Digital, conhecido como DREX). Este estudo tem como objetivo principal analisar a dinâmica de operacionalização da proposta da implementação do Real Digital. Até 2023 apenas quatro países lançaram suas próprias CBDCs, que são: Bahamas, Nigéria, Jamaica e Caribe Oriental, todos eles passaram por testes pilotos antes da implementação. No Brasil, a proposta do Real Digital iniciou em 2020 e desde estão aprimorando as diretrizes para seu uso. Como principais benefícios da implementação de uma CBDC estão a estabilidade financeira, dinheiro programável, transações instantâneas a baixo custo operacional, operações transfronteiriças e segurança aprimorada a partir da blockchain. Os principais desafios notados no ambiente brasileiro são a inexistência de legalização para controle de moedas digitais, aceitação da população ao uso, segurança cibernética, nível de educação do usuário, além destes, o Brasil ainda conta com um adicional, devido ao sistema de pagamentos brasileiro já ser moderno, com o sucesso do PIX. O maior desafio é ir além dos serviços já prestado e ter aderência da população. Com este estudo, espera-se contribuir para o crescimento da temática no meio acadêmico brasileiro por meio desta profunda revisão bibliográfica. 

  • Keywords
  • Real Digital (DREX), CBDC, Framework, Economia Brasileira.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Finanças (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)