As inovações são impulsionadores de desempenho para as organizações, em específico
para micro e pequenas empresas. Então, o presente estudo tem como objetivo investigar
quais as dimensões do radar da inovação que influenciam o desenvolvimento de novas
tecnologias competitivas em pequenas empresas do Distrito Federal. Empiricamente as
dimensões foram verificar em uma pesquisa de campo em uma amostra de 234 Micro e
Pequenas Empresas participantes do Programa ALI. As medidas de inovação provêm do
questionário do Radar da Inovação e investigou as revela que apenas sete das 13
dimensões (Capital, Cultura de inovação, Experiência do cliente, Faturamento com
Inovações, Mercado, Novos mercados, Ofertas, Oportunidades, Presença, Processos,
Produtividade e redução de custos, Rede e, por fim, Tecnologias). Como principais
resultados observou-se a presença de escores elevados em ‘cultura de inovação’,
‘oportunidades’ e ‘rede’ e a presença de scores baixos em ‘novos mercados’ e ‘capital’ no
que tange a realidade de pequenos negócios. E, também, os resultados evidenciam com
a Regressão Múltipla que três das 12 dimensões originárias do Radar da Inovação
impactam o desempenho das empresas por meio de novas tecnologias.
Comissão Organizadora
Comissão Científica