O estudo analisou os dados da plataforma 156 da cidade de São Paulo, sob a perspectiva do Urban Facility Management (UFM), apontando os problemas mais frequentes da cidade e as principais ações e contribuições de mitigação relatadas por profissionais da área de Facility Management (FM). Realizou-se uma triangulação metodológica, iniciada por fundamentação teórica seguida de pesquisa quantitativa, através de amostra das ordens de serviços do ano de 2022 extraída do canal de transparência da plataforma. Após isso, por meio de uma pesquisa qualitativa com 40 alunos de pós-graduação em FM, foram extraídas as potenciais ações e contribuições dos gestores frente aos principais desafios da cidade. Os resultados apontaram três principais demandas urbanas da cidade: ruas e bairros, cidadania e assistência social e limpeza e lixo. As ações para mitigação foram: a manutenção contínua de calçadas no perímetro das empresas, a participação de programas sociais locais e a intensificação da coleta seletiva. Atualmente, o FM tem sido analisado sob a ótica urbana, ou seja, para além das fronteiras internas das organizações, posicionando-o como um elo entre os micro-espaços (as organizações) e os macroespaços (equipamentos públicos) numa complexa e interconectada teia social. Não obstante, poucos estudos brasileiros falam sobre FM sob a perspectiva urbana, sendo assim o artigo propôs jogar luz sobre esse novo paradigma.
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