A evolução da tecnologia da informação e comunicação vem promovendo mudanças irreversíveis na sociedade e nos negócios. No contexto comercial, da aquisição de produtos e serviços nos canais virtuais de venda, o e-commerce cresce a cada ano. Essa pesquisa teve como objetivo elaborar um prognóstico de modelo de negócio para melhorar o desempenho de vendas em uma empresa comercial de fixadores e ferramentas; como objetivos específicos (i) projetar a implementação do e-commerce e (ii) realizar uma análise de cesta de compras a partir do histórico de vendas de doze meses. A presente pesquisa aborda o crescimento do comércio eletrônico, um tema atualmente relevante, tendo em vista que o Brasil é o terceiro país no mundo que mais faz compras pela internet. A metodologia adotada foi o estudo de caso. A natureza da pesquisa é de caráter qualitativo e quantitativo com um delineamento descritivo, abordando a análise de documentos, entrevista e o uso de técnica de mineração de análise de cesta de compras. Os resultados encontrados nesta pesquisa foram a correlação de trinta itens que compõe a cesta de compras do consumidor, itens que somados correspondem a setenta por cento do volume de vendas da empresa estudada. O estudo também apresenta como resultado a perspectiva dos profissionais da loja sobre a implementação e a operação do e-commerce, apresentando o planejamento e desafios encontrados para a implementação do e-commerce no mercado de atacado e varejo.
Comissão Organizadora
Comissão Científica