A PARTICIPAÇÃO FEMININA NAS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS COM CULTURAS MUÇULMANAS

  • Author
  • Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar
  • Co-authors
  • Fabiane Caroline Blume , Edmilson Milan
  • Abstract
  •  

    No mundo contemporâneo, ainda existem culturas que são opressivas e injustas em relação aos papéis, direitos e deveres das mulheres. Assim, este estudo teve por objetivo compreender as principais barreiras relacionadas à participação feminina nas negociações internacionais com culturas muçulmanas. A metodologia deste estudo qualitativo exploratório envolveu entrevistas com roteiro semiestruturado, e o público-alvo da pesquisa foram profissionais que residem no Brasil, com experiência de negociação com muçulmanos. Foram entrevistados seis profissionais, tanto na forma virtual como presencial. Assim, dado o atual cenário em que as mulheres muçulmanas se encontram, esse estudo teve o propósito de compreender as barreiras que elas enfrentam ao negociar com culturas muçulmanas e, desse modo, contribuir para uma eventual mudança para que elas sejam inseridas mais frequentemente nesse mercado. Dessa maneira, os resultados da pesquisa indicam que há mulheres brasileiras que passaram por dificuldades e ainda passam por desafios quando o assunto é negociar com árabes, os quais ainda são detentores da cultura patriarcal em que elas não têm muito espaço. Entretanto, para os homens, é um mercado admirável para se fazer negócios, ainda mais entendendo que os muçulmanos gostam de barganhar e a palavra é um fator de honra que deve ser cumprido. Portanto, ainda há barreiras para as mulheres negociarem naturalmente com os homens muçulmanos.

     

  • Keywords
  • negociação; cultura muçulmana; mulheres
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)