Resumo:
Objetivo: Uma das tecnologias que vem chamando cada vez mais a atenção em todas as áreas, também na área de docência, é o ChatGPT, que devido ao seu potencial de realização de tarefas de forma autônoma, pode representar um desafio para a profissão docente, ou pode contribuir com ela, dependendo da ótica do profissional dessa área. Diante disso, este estudo tem como objetivo examinar os efeitos da resistência a mudança, autoeficácia e utilidade percebida, na intenção de uso do ChatGPT em práticas docentes de professores da administração e áreas afins que atuam no ensino superior.
Método: A coleta de dados, foi realizada utilizando-se de questionário disponibilizado na plataforma google forms, enviado para professores da administração e áreas afins, obtendo-se 116 respostas. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica estatística PLS-SEM de modelagem de equações estruturais, que envolve análise do modelo de medição e análise do modelo estrutural para verificação dos resultados de path coeficientes.
Resultados: Os resultados demonstram que os professores investigados não demonstram resistência ao uso da ferramenta. Também foi constatado que professores auto eficazes percebem maior utilidade no uso da ferramenta, embora sua intenção de uso ainda seja modesta. Dentre os fatores estudados, a percepção de uso foi o que apresentou maior efeito sobre a intenção de uso do ChatGPT pelos professores em suas práticas docentes.
Contribuição: Os resultados da pesquisa contribuem para o direcionamento de fatores que podem ou não influenciar a percepção e a intenção de uso da inteligência artificial em práticas docentes
Comissão Organizadora
Comissão Científica