A reestruturação da matriz logística brasileira e sua eficiência no transporte estão intrinsecamente ligadas à modalidade de cabotagem. Este meio de transporte não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, fortalecendo as indústrias locais, mas também contribui para a redução de impactos ambientais negativos, como poluição e congestionamentos. No entanto, apesar de suas evidentes vantagens, o transporte rodoviário ainda prevalece no Brasil. O estudo realizado teve por objeto o levantamento e análise das barreiras relacionadas com a baixa oferta de navios para a cabotagem brasileira. A metodologia utilizada foi eminentemente bibliográfica, a partir de pesquisas em livros, periódicos, anais de congressos, teses, dissertações, trabalhos de final de curso de graduação e sítios da internet de órgãos governamentais e de empresas e associações ligadas a área de navegação de cabotagem. Foram identificados dois grupos de barreira: o primeiro se refere às barreiras tributárias relacionados ao preço do bunker; ao preço do frete; à cobrança do ICMS; ao alto custo da mão de obra; ao alto custo dos produtos siderúrgicos e navipeças; e o segundo grupo identificou as barreiras relacionadas à regulamentação, m ais especificamente à legislação brasileira; ao financiamento e importação de navios; e ao programa BR do mar. Espera-se que o estudo realizado possa fornecer subsídios ao poder público e aos armadores de cabotagem para o desenvolvimento e ampliação do modal.
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