A presente pesquisa foi elaborada com base na leitura e reflexão das bibliografias coletadas, entrevistas realizadas com diversos profissionais e na experiência de estágio curricular que realizei na empresa multinacional 3M em busca de complementar e enriquecer minha jornada acadêmica de bacharel em Relações Internacionais pela FACAMP – Faculdades de Campinas. Ao longo da pesquisa apresentarei as questões a serem investigadas, os objetivos da pesquisa e a empresa escolhida para o estudo de caso. Também irei explorar o tema das estratégias de internacionalização de empresas, formas e tipos de vantagem competitiva, as barreiras e desafios que existem nestes processos e o mercado latino americano. Por fim, relacionarei a coletânea de textos e bibliografias teóricas com as entrevistas que realizei com funcionários da 3M e minha experiência prática do estágio, com um recorte focado nos produtos de máscaras descartáveis, para então estabelecer conclusões e considerações sobre as estratégias de internacionalização para a obtenção de vantagem competitiva da companhia na América Latina. Os resultados indicaram um cumprimento dos objetivos específicos da pesquisa e reflexões relevantes para a temática de internacionalização e vantagem competitiva.
Comissão Organizadora
Comissão Científica