ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E VANTAGEM COMPETITIVA NO MERCADO LATINO AMERICANO: UM ESTUDO DE CASO DA 3M BRASIL

  • Author
  • Ana Brolezze Pavan
  • Co-authors
  • Davi Lucas Arruda de Araújo , Paolo Edoardo Coti-Zelati
  • Abstract
  • A presente pesquisa foi elaborada com base na leitura e reflexão das bibliografias coletadas, entrevistas realizadas com diversos profissionais e na experiência de estágio curricular que realizei na empresa multinacional 3M em busca de complementar e enriquecer minha jornada acadêmica de bacharel em Relações Internacionais pela FACAMP – Faculdades de Campinas. Ao longo da pesquisa apresentarei as questões a serem investigadas, os objetivos da pesquisa e a empresa escolhida para o estudo de caso. Também irei explorar o tema das estratégias de internacionalização de empresas, formas e tipos de vantagem competitiva, as barreiras e desafios que existem nestes processos e o mercado latino americano. Por fim, relacionarei a coletânea de textos e bibliografias teóricas com as entrevistas que realizei com funcionários da 3M e minha experiência prática do estágio, com um recorte focado nos produtos de máscaras descartáveis, para então estabelecer conclusões e considerações sobre as estratégias de internacionalização para a obtenção de vantagem competitiva da companhia na América Latina. Os resultados indicaram um cumprimento dos objetivos específicos da pesquisa e reflexões relevantes para a temática de internacionalização e vantagem competitiva.

  • Keywords
  • Internacionalização. Vantagem competitiva. América Latina. Estratégias de negócios. Máscaras descartáveis. 3M.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Estratégia
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)