ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

  • Author
  • Ana Cristina Pacheco de Araújo Barros
  • Co-authors
  • João Batista Barros da Silva Filho , Felipe Moura Oliveira , Joiciane Rodrigues de Sousa
  • Abstract
  • É essencial repensar e reformular o processo de formação dos profissionais de Administração nas instituições brasileiras, direcionando-o para o desenvolvimento de competências de gestão que sejam significativamente diferentes daquelas que os cursos de Administração tradicionalmente oferecem. Somado a isso, o marco legal do curso de graduação em Administração que define as diretrizes curriculares para os cursos de bacharelado em Administração. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo enquadrar as competências definidas na Resolução CNE/CES 5/2021 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração às competências exigidas pelo mercado de trabalho, estabelecendo o nível de convergência de cada uma das competências analisadas. Evidenciou-se que é fundamental que o currículo do curso de Administração contemple as competências demandadas pelo mercado de trabalho, alinhadas com as transformações econômicas e tecnológicas em curso. Dessa forma, o tema das competências torna-se crucial para a formação do administrador, pois é necessário garantir que os estudantes desenvolvam habilidades e conhecimentos que atendam às demandas do mercado atual e futuro. A aderência às necessidades do mercado é essencial para que os profissionais formados estejam preparados para enfrentar os desafios e contribuir de forma efetiva nas organizações.

  • Keywords
  • Administração, Competências, Diretrizes Curriculares Nacionais, Fórum Econômico Mundial, Profissionais do Futuro.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)