Esse trabalho tem como objetivo entender como funciona o processo de implementação de um projeto gamificado no ambiente corporativo, também busca elencar alguns possíveis problemas relacionados a esse processo. Para compreender a implementação foi realizada uma pesquisa bibliográfica e foram feitas entrevistas semiestruturadas com duas pessoas que implementaram um projeto gamificado, sendo um dos projetos voltado ao treinamento corporativo e o outro focado em engajar voluntários no programa de voluntariado da empresa. Após isso, os dados foram confrontados para analisar o quão alinhadas estão a teoria com a prática. O resultado obtido foi que a prática está alinhada com a teoria, apesar de nem todas as etapas serão executadas exatamente como na literatura, pois há uma limitação por regras internas e orçamento do projeto, e foram relatados problemas relacionados com comunicação interna. Como principal contribuição dessa pesquisa se pode destacar o entendimento das etapas do processo de gamificação no cenário brasileiro e quais podem ser os principais desafios encontrados nesse processo de implementação de projetos gamificados. Ainda, foi possível compreender como esses desafios podem impactar as etapas de implementação de uma solução que utiliza gamificação. Já como limitações dessa pesquisa, destaca-se que foram encontrados poucos conteúdos acadêmicos voltados ao contexto brasileiro, e também não foi possível acessar muitos profissionais experientes em implementar e gerir de projetos gamificados, o que impactou no tamanho da amostra de entrevistados nessa pesquisa. Como sugestão para pesquisas futuras, seria benéfico uma pesquisa com um número maior de entrevistados experientes, bem como entrevistar desenvolvedores de soluções gamificados para compreender a implementação da gamificação do ponto de vista de programação, será enriquecedor para trabalhos futuros utilizar outros métodos de pesquisa, como o método Delphi.
Comissão Organizadora
Comissão Científica