WEBROOMING NO CONTEXTO DA COMPRA DE VESTUÁRIO

  • Author
  • Luiz Francisco Almeida Plens de Quevedo
  • Co-authors
  • Aimãn Ibrahim Mourad
  • Abstract
  • As pessoas ainda não são atendidas por completo pelo varejo de vestuário

    pronto para vestir. Os principais problemas são a dificuldade em encontrar design e

    cortes adequados, falta de variedade, e falta de opções de tamanhos. Quando não é

    possível determinar, no varejo online, se as peças vão lhes servir, pratica-se o

    webrooming - pesquisar online para comprar presencialmente. Este trabalho

    pretende apontar os antecedentes do webrooming na compra de vestuário. Para

    isso, é proposto um modelo estrutural baseado na intenção de webrooming e suas

    motivações utilitárias e hedônicas. Após validado, é analisado com a técnica da

    Modelagem de Equações Estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM).

    Os dados foram obtidos por intermédio de um questionário distribuído em grupos

    nas redes sociais Instagram e Facebook, obtendo 211 respostas válidas. Através do

    programa G*Power 3.1, foi calculada a amostra mínima, e através do programa

    SmartPLS 2.0 M3, foi validado o modelo de mensuração e calculado o modelo

    estrutural. Este trabalho encontrou a percepção de utilidade do webrooming como

    antecedente da intenção de webrooming, as variáveis socialização e percepção de

    utilidade do webrooming como antecedentes do valor hedônico. Ainda, contra as

    expectativas, encontrou-se uma relação negativa entre a necessidade de tocar e o

    valor utilitário. Esses achados têm implicações profundas na gestão do varejo de

    vestuário.

  • Keywords
  • Webrooming. Modelagem de Equações Estruturais. Gestão de Canais. Moda.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)