REPENSANDO OS PROGRAMAS DE MBA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: PLANEJAMENTO REVERSO

  • Author
  • Iara Yamamoto
  • Co-authors
  • Adriana Backx Noronha Viana
  • Abstract
  •  

    Este estudo se concentra no desenvolvimento de uma ferramenta projetada para apoiar docentes no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem em cursos de MBA e pós-graduação, com o objetivo de acelerar o aprendizado e maximizar o valor para os estudantes. A pesquisa aborda a necessidade de integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na educação, devido às demandas da Educação 4.0. A capacitação dos professores para a utilização das TDICs é fundamental para repensar suas práticas em busca de abordagens mais dinâmicas. O estudo também destaca a pressão da pandemia da COVID-19 para a adoção de novas tecnologias de aprendizagem. A pesquisa se propõe a criar um framework de planejamento curricular acessível para docentes sem experiência educacional prévia, visando melhorar a qualidade do ensino, o envolvimento dos estudantes e o alcance dos objetivos educacionais. Esta abordagem busca superar as barreiras enfrentadas pelos novos docentes, integrando conhecimentos e práticas educacionais. A principal questão abordada no estudo é a viabilidade de desenvolver esse processo de planejamento curricular acessível para profissionais de mercado sem formação docente, considerando as necessidades da Educação 4.0. O relato de experiência levou em conta a população analisada, o tipo de levantamento e a exequibilidade das proposições. A pesquisa é qualitativa, descritiva, participante e documental, com o objetivo primordial de descrever características de um fenômeno. Como resultado, 38 professores validaram o modelo e as suas ferramentas. O estudo apresenta a Teoria do Planejamento Reverso e como ela posiciona os objetivos de aprendizagem como o centro do processo educacional, promovendo a aprendizagem significativa, a clareza na concepção do currículo, a flexibilidade e a coerência ao longo do percurso educacional. Além disso, introduz um framework denominado PEA, estruturalmente adequado para sustentar o contexto do processo de ensino e aprendizagem em escolas de negócios. 

  • Keywords
  • Educação 4.0, TDICs, Planejamento de Ensino e Aprendizagem. Capacitação Docente, Planejamento Reverso, Escolas de Negócios.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)