Este estudo se concentra no desenvolvimento de uma ferramenta projetada para apoiar docentes no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem em cursos de MBA e pós-graduação, com o objetivo de acelerar o aprendizado e maximizar o valor para os estudantes. A pesquisa aborda a necessidade de integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na educação, devido às demandas da Educação 4.0. A capacitação dos professores para a utilização das TDICs é fundamental para repensar suas práticas em busca de abordagens mais dinâmicas. O estudo também destaca a pressão da pandemia da COVID-19 para a adoção de novas tecnologias de aprendizagem. A pesquisa se propõe a criar um framework de planejamento curricular acessível para docentes sem experiência educacional prévia, visando melhorar a qualidade do ensino, o envolvimento dos estudantes e o alcance dos objetivos educacionais. Esta abordagem busca superar as barreiras enfrentadas pelos novos docentes, integrando conhecimentos e práticas educacionais. A principal questão abordada no estudo é a viabilidade de desenvolver esse processo de planejamento curricular acessível para profissionais de mercado sem formação docente, considerando as necessidades da Educação 4.0. O relato de experiência levou em conta a população analisada, o tipo de levantamento e a exequibilidade das proposições. A pesquisa é qualitativa, descritiva, participante e documental, com o objetivo primordial de descrever características de um fenômeno. Como resultado, 38 professores validaram o modelo e as suas ferramentas. O estudo apresenta a Teoria do Planejamento Reverso e como ela posiciona os objetivos de aprendizagem como o centro do processo educacional, promovendo a aprendizagem significativa, a clareza na concepção do currículo, a flexibilidade e a coerência ao longo do percurso educacional. Além disso, introduz um framework denominado PEA, estruturalmente adequado para sustentar o contexto do processo de ensino e aprendizagem em escolas de negócios.
Comissão Organizadora
Comissão Científica