A inovação deixou de estar centrada exclusivamente na vertente tecnológica. Essa pesquisa foi motivada pela crescente importância da inovação não tecnológica no contexto da competitividade empresarial, uma área que historicamente recebeu menos atenção. A justificativa para esta pesquisa reside na necessidade de compreender as várias dimensões da inovação não tecnológica e seu impacto nas organizações, bem como sua complementaridade com a inovação tecnológica. A metodologia adotada envolveu uma revisão de escopo, utilizando bases de dados como Scopus e Web of Science, com critérios de inclusão e exclusão rigorosos. Os principais resultados destacam que a inovação não tecnológica abrange uma ampla gama de aspectos e desempenha um papel crucial na competitividade das empresas, especialmente para as pequenas e médias empresas. Além disso, a pesquisa destaca a interconexão entre inovação, vantagem competitiva e gestão do conhecimento, destacando a importância de uma abordagem holística para a inovação nas organizações. A pesquisa sobre inovação não tecnológica é mais comum em economias desenvolvidas, mas seu impacto é relevante em todo o mundo e ressalta a importância da inovação não tecnológica, na busca pela competitividade e pelo progresso nas organizações e sua complementaridade com a inovação tecnológica no ambiente organizacional.
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