Dentre os diferentes frameworks no âmbito da governança de TI, o ITIL 4 aparece como destaque para o gerenciamento de serviços de TI nas organizações. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo compreender as práticas de gestão geral apresentadas por empresas cearenses listadas na bolsa de valores em seus relatórios anuais à luz da ITIL 4. Para tal, foi conduzido em natureza qualitativa e descritiva, além de apresentar estratégia de estudo de casos múltiplos em uma análise de conteúdo dos relatórios anuais de sete empresas cearenses listadas na B3. As empresas têm dado ênfase à registros com perspectiva global da Gestão Geral nos textos dos relatórios, o que pode indicar impacto indireto na criação e manutenção dos serviços de TI. Desse modo, a análise mostra para o pesquisador que a mensagem latente dos relatórios apresenta o desdobramento empírico das práticas de gestão geral do ITIL 4, ainda que haja uma seleção de atividades notoriamente mais evidentes.
Comissão Organizadora
Comissão Científica