Este caso de ensino apresenta o processo de atualização da estratégia de marketing do Grupo Oscar Calçados, localizado no Vale do Paraíba (SP), por meio do uso do e-commerce, seguindo a abordagem da escola gerencial de Marketing. O caso analisa os impactos da COVID-19 no negócio e as estratégias adotadas pelos gestores para enfrentá-la. O objetivo de ensino do caso é desenvolver o domínio cognitivo dos alunos em seis categorias: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. O foco é a compreensão do processo de atualização da estratégia de marketing do Grupo com o uso de e-commerce e plataformas digitais. A discussão é dividida em duas fases: análise do passado da empresa e proposição de soluções futuras com design thinking de curta duração. Para a coleta de dados, em maio de 2022, foram realizadas três entrevistas com os personagens do caso: o Diretor Executivo, o Diretor de Marketing e a Diretora de Recursos Humanos do Grupo. Em complemento, foi realizada uma pesquisa documental em atas de reuniões, cartilhas e repositório de informações dos workshops de design thinking do Grupo. O caso pode ser utilizado em disciplinas das áreas de Marketing e Inovação de graduação, pós-graduação e programas executivos de Administração.
Comissão Organizadora
Comissão Científica