E O OSCAR VAI PARA… O VENDEDOR! UM CASO DE ENSINO SOBRE A ESCOLA DE MARKETING GERENCIAL E O CRESCIMENTO DE VENDAS POR MEIO DO E-COMMERCE

  • Author
  • Diocélio Dornela Goulart
  • Co-authors
  • Natalia Brito Zuca de Souza , Rodrigo Baroni de Carvalho , Ramon Silva Leita
  • Abstract
  • Este caso de ensino apresenta o processo de atualização da estratégia de marketing do Grupo Oscar Calçados, localizado no Vale do Paraíba (SP), por meio do uso do e-commerce, seguindo a abordagem da escola gerencial de Marketing. O caso analisa os impactos da COVID-19 no negócio e as estratégias adotadas pelos gestores para enfrentá-la. O objetivo de ensino do caso é desenvolver o domínio cognitivo dos alunos em seis categorias: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. O foco é a compreensão do processo de atualização da estratégia de marketing do Grupo com o uso de e-commerce e plataformas digitais. A discussão é dividida em duas fases: análise do passado da empresa e proposição de soluções futuras com design thinking de curta duração. Para a coleta de dados, em maio de 2022, foram realizadas três entrevistas com os personagens do caso: o Diretor Executivo, o Diretor de Marketing e a Diretora de Recursos Humanos do Grupo. Em complemento, foi realizada uma pesquisa documental em atas de reuniões, cartilhas e repositório de informações dos workshops de design thinking do Grupo. O caso pode ser utilizado em disciplinas das áreas de Marketing e Inovação de graduação, pós-graduação e programas executivos de Administração.

  • Keywords
  • Escola de marketing gerencial, caso de ensino, e-commerce.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)