O COMPONENTE EMOCIONAL DO ENCANTAMENTO DO CONSUMIDOR: O DESAFIO DO GRUPO DE VAREJO ALIMENTAR SUPERNOSSO EM TEMPOS DIGITAIS

  • Author
  • Diocelio Dornela Goulart
  • Co-authors
  • Natalia Brito Zuca de Souza , Rodrigo Baroni de Carvalho , Ramon Silva Leita
  • Abstract
  • O presente caso de ensino apresenta as estratégias de marketing de uma empresa de varejo alimentício, o Grupo Supernosso de Belo Horizonte - MG, considerando a perspectiva  da escola de Comportamento do Consumidor. Utilizando como bases teóricas a Teoria do Comportamento Planejado e a Teoria das Heurísticas, o caso  analisa fatores que podem influenciar a decisão de compra dos consumidores como a organização de produtos nas gôndolas e a arquitetura das lojas. A pesquisa para elaboração do caso utilizou como coleta de dados uma entrevista em profundidade com o Vice Presidente do grupo e uma pesquisa documental, que buscou notícias e informações sobre o grupo na Internet e redes sociais. Os resultados indicam que a utilização de heurísticas, como a ancoragem, têm um impacto significativo nas escolhas dos consumidores. No entanto, o caso traz como questão fundamental a provocação se as estratégias de marketing até então utilizadas serão suficientes para garantir a continuidade do crescimento do grupo. O caso de ensino pode contribuir para que professores e pesquisadores da área de marketing abordem o tema Comportamento do Consumidor em sala de aula por meio de um caso relevante e atual.  O caso oferece oportunidades de desenvolvimento de insights práticos, por meio dos aspectos pedagógicos contidos nas notas de ensino, para que os alunos, praticantes e gestores de varejo, possam compreender a realidade atual e os desafios reais enfrentados por empresas tradicionais e propor alternativas para o futuro.

  • Keywords
  • comportamento do consumidor, caso de ensino, varejo alimentício.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)