A terceirização é um modelo de gestão que pode apresentar vantagens para as organizações. No entanto, a prática da terceirização pode ser desfavorável para o funcionário terceirizado e, consequentemente, afetar negativamente o estado motivacional dele. O presente estudo tem como objetivo conhecer os fatores que geram a motivação dos funcionários que prestam serviços terceirizados no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Restinga, em Porto Alegre/RS. A classificação do presente estudo se define por ser de caráter descritivo. Por meio de um estudo de caso, agregado a técnica de coleta de dados de caráter qualitativo com entrevistas individuais e com questões semiestruturadas com os terceirizados da instituição de ensino, verificou-se que eles possuem necessidade de melhorias em alguns aspectos referentes ao ambiente físico de trabalho e de alguns benefícios trabalhistas. Observou-se, também, que a equipe tem a necessidade de ser mais reconhecida e próxima da chefia terceirizada. Os resultados obtidos e apresentados com este estudo poderão contribuir e auxiliar as empresas envolvidas no processo da terceirização a se atentarem às necessidades dos funcionários terceirizados e, consequentemente, possam tomar providências cabíveis a fim de atender as necessidades dos mesmos.
Comissão Organizadora
Comissão Científica