O objetivo deste trabalho é identificar qual o impacto da atuação da área de recursos humanos na decisão das organizações em manter a modalidade de trabalho home office após a pandemia de Covid-19. As variáveis utilizadas para investigar o que pode impactar na decisão de manter o home office foram: infraestrutura para o home office, orientações sobre o home office, saúde psicológica e comunicação. Para tanto, foram utilizados os dados de 124 organizações que participaram da pesquisa “Gestão de Pessoas na Crise do COVID-19: Relatório Final”, realizada pela Fundação Instituto de Administração em parceria com a Cia de Talentos e a Xtrategie. Os resultados apontam que a variável significante na pesquisa foi a orientação para o home office. As organizações que manifestaram a intenção em manter o home office após a pandemia de COVID-19 tendem a elaborar uma orientação para auxiliar o empregado a se organizar e executar suas atividades fora do ambiente de trabalho. Como implicação prática do estudo, recomenda-se que organização que desejam adotar ou dar continuidade na modalidade home office, criem um documento de orientação para disponibilizar aos empregados e assim ajudá-los em manter a produtividade e qualidade de vida.
Comissão Organizadora
Comissão Científica