O presente trabalho tem como objetivo é averiguar se as técnicas de guerrilha utilizada na plataforma do Instagram influenciam o engajamento dos consumidores. Para tanto, realizou-se estudo de casos múltiplos, na Amazônia, com uso de entrevistas e cálculo o índice de engajamento de consumidores no Instagram. As evidencias indicaram que as organizações fazem uso das estratégias de Marketing de Guerrilha (MDG): Astroturfing; Buzz Marketing; Performance; Ambush Marketingf ou Marketing de Emboscada; PR Stunt; Ideavirus e Marketing Invisível. Além disso, as empresas sinalizaram, que há um dispêndio de energia e criatividade, pois as empresas precisam postar conteúdo inteligente e atrativo, o que, lhes consomem tempo. Entretanto, as organizações não monitoram de forma adequada o impacto que as técnicas guerrilheiras utilizadas no Instagram geram nas vendas de seus produtos. Outrossim, o estudo ao averiguar se as técnicas de guerrilha utilizadas na plataforma do Instagram influenciam o engajamento dos consumidores, por meio de Fórmula para Cálculo do Índice de Engajamento, evidenciou que ambas estão acima da média de porcentagem. Notou-se ainda, que as empresas não contratam profissionais do marketing para suas redes, cargo esse, que são os próprios funcionários que ocupam, algo que posteriormente, pode ocasionar um passivo trabalhista. Sugere-se que as empresas entendam melhor como o MDG funciona, sobretudo, no Instagram, de modo que as postagens sejam feitas por profissionais da área e, ainda, um controle de vendas referente a influência do marketing nas redes para verificar a eficiência das estratégias de guerrilha.
PALAVRAS-CHAVE: Marketing de guerrilha. Redes sociais. Instagram.
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