INSTAGRAM E O MARKETING DE GUERRILHA: ESTUDOS DE CASOS MÚLTIPLOS NA AMAZÔNIA

  • Author
  • Rayheli Nascimento da Costa
  • Co-authors
  • JAQUELINE SILVA DA ROSA , Rita de Cassia Silva Costa , Georgia Patricia da Silva Ferko , Nyckell Loureto de Freitas
  • Abstract
  • O presente trabalho tem como objetivo é averiguar se as técnicas de guerrilha utilizada na plataforma do Instagram influenciam o engajamento dos consumidores. Para tanto, realizou-se estudo de casos múltiplos, na Amazônia, com uso de entrevistas e cálculo o índice de engajamento de consumidores no Instagram. As evidencias indicaram que as organizações fazem uso das estratégias de Marketing de Guerrilha (MDG): Astroturfing; Buzz Marketing; Performance; Ambush Marketingf ou Marketing de Emboscada; PR Stunt; Ideavirus e Marketing Invisível. Além disso, as empresas sinalizaram, que há um dispêndio de energia e criatividade, pois as empresas precisam postar conteúdo inteligente e atrativo, o que, lhes consomem tempo. Entretanto, as organizações não monitoram de forma adequada o impacto que as técnicas guerrilheiras utilizadas no Instagram geram nas vendas de seus produtos. Outrossim, o estudo ao averiguar se as técnicas de guerrilha utilizadas na plataforma do Instagram influenciam o engajamento dos consumidores, por meio de Fórmula para Cálculo do Índice de Engajamento, evidenciou que ambas estão acima da média de porcentagem. Notou-se ainda, que as empresas não contratam profissionais do marketing para suas redes, cargo esse, que são os próprios funcionários que ocupam, algo que posteriormente, pode ocasionar um passivo trabalhista. Sugere-se que as empresas entendam melhor como o MDG funciona, sobretudo, no Instagram, de modo que as postagens sejam feitas por profissionais da área e, ainda, um controle de vendas referente a influência do marketing nas redes para verificar a eficiência das estratégias de guerrilha.

     

    PALAVRAS-CHAVE: Marketing de guerrilha. Redes sociais. Instagram.  

  • Keywords
  • Marketing de guerrilha. Redes sociais. Instagram.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)