Cada organização tem uma maneira diferente de ver e operar no mundo, além das diversas características que compõem suas políticas internas e externas e a identidade da sua marca. Isso faz parte do que denominamos de cultura organizacional, conceito que pode ser definido como o sistema de significados compartilhados pelos membros de uma determinada empresa. Entender o que compõe a cultura de uma organização é entender sua essência e sua identidade no mercado, o que pode auxiliar no planejamento estratégico da empresa e em seu crescimento interno e externo. A proposta desta pesquisa foi diagnosticar as dimensões que compõem a cultura organizacional da filial catarinense da empresa Cosentino utilizando como modelo o estudo sobre dimensões culturais de Hofstede (2010). Tendo como objetivos específicos: diagnosticar a cultura organizacional da matriz espanhola da Cosentino e sua filial catarinense sob a perspectiva do gestor e diagnosticar as dimensões culturais na percepção dos funcionários e do gestor da equipe. O método utilizado foi uma pesquisa-diagnóstico de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevista com o gestor da filial catarinense e aplicação de questionário com os colaboradores de sua equipe, incluindo o próprio gestor. Os resultados na perspectiva da gestão e dos colaboradores, revelam que as dimensões culturais da filial catarinense são: distância de poder equilibrada, baixo índice de individualismo, alta aversão à incerteza, masculinidade vs feminilidade equilibrada, orientação de longo prazo vs curto prazo equilibrada e alta indulgência, sendo semelhantes àquelas atribuídas por Hofstede (2010) às organizações brasileiras em seus estudos.
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